A velha aliança da qual o escritor aos Hebreus fala muito, contrastando com a nova aliança, não tem nada a ver com o pacto feito com Abraão, mas com o pacto sinaítico, feito com Moisés.
Falando do estabelecimento da nova aliança, através de Jeremias, Deus deixa bem clara que esta seria de natureza diferente da primeira, estabelecida com Moisés, no Sinai.
Jr 31.32 ― Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor.
O Antigo Pacto é o tipo, e o Novo Pacto é o Antítipo
O novo pacto é superior ao antigo pacto, porque este último é imperfeito e deu lugar a um superior, perfeito (Hb 8.7). O segundo pacto, o novo pacto, faz com que o primeiro pacto (o sinaítico) seja cancelado ou antiquado, vindo a desaparecer (Hb 8.13). De fato, tudo aquilo que era sombra desapareceu quando o que é celestial apareceu (Hb 8.5).
SEMELHANÇAS
Os dois pactos possuíam algumas promessas comuns (Hebreus 8.10)
Esta promessa é comum porque tanto o antigo pacto como o novo pacto estão vinculados ao pacto da graça que foi estabelecido formalmente com Abraão.
Os dois pactos eram caracterizados pelo sacrifício de um Cordeiro
Em ambos, um cordeiro tinha que ser sacrificado. Na instituição da páscoa Deus ordenou a Moisés que cada família oferecesse um cordeiro. Na instituição do segundo pacto, o Cordeiro de Deus é sacrificado. Por essa razão, Cristo é chamado de “o Cordeiro Pascal”.
Os dois pactos são sancionados com sangue
Estava absolutamente claro, deste o estabelecimento do pacto com Moisés, que Deus haveria de estabelecer todas as coisas com sangue. Sem derramamento de sangue não poderia haver nenhum tipo de redenção.
Hb 9.18-22, 28 – Porque nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue; porque, havendo Moisés proclamado todos os mandamentos segundo a lei, a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e aspergiu não só o próprio livro, como também todo o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros. Igualmente também aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os utensílios do serviço sagrado. Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; sem derramamento de sangue não há remissão… v. 28 – Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.
Os dois pactos possuem o mesmo livro da lei
A Escritura é o livro dos dois pactos.
DIFERENÇAS
O Antigo Pacto era Condicional e o Novo é Incondicional.
O Novo Pacto é superior ao Antigo Pacto.
A Superioridade do Novo Pacto sobre o Antigo Pacto diz respeito a várias coisas, conforme registrado na Carta aos Hebreus:
a) Superioridade quanto ao Sacerdócio
Os sacerdotes do antigo pacto eram muitos e tinham que oferecer sacrifícios por si mesmos, enquanto que havia somente um Sumo-Sacerdote perfeito, que é Cristo (Hb 7.28).
O sacerdócio do antigo pacto era passageiro, pois os sacerdotes eram impedidos de continuar pela morte (Hb 7.23); o sacerdócio do Novo Pacto é eterno e imutável (Hb 7.24).
O sacerdócio do antigo pacto era constituído de sacerdotes incapazes espiritualmente, que não podiam fazer nada em favor daqueles por quem intercediam, mas o Sacerdócio do Novo Pacto era poderoso para salvar os pecadores (Hb 7.25).
O sacerdócio do antigo pacto era composto de pecadores que tinham que oferecer sacrifícios por si mesmos, enquanto que o sacerdote do Novo Pacto era sem mácula, separado dos pecadores (Hb 7.26-27).
O sacerdócio levítico era imperfeito (Hb 7.11); o sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque, que é Cristo, é perfeito (Hb 7.28).
O sacerdócio levítico era constituído sem juramento (Hb 7.20), ao passo que o Sacerdote do novo pacto foi constituído por Deus com juramento (Hb 7.21). Por essa razão, ele permaneceu para sempre.
b) Superioridade quanto aos Sacrifícios
Os sacerdotes do pacto sinaítico ofereciam um cordeiro macho, sem defeito (ou sangue de bodes e touros) que era ineficaz. O Sacerdote do Novo pacto oferecia um Cordeiro perfeito, sem mácula, separado dos pecadores, de superioridade inquestionável.
Os sacerdotes do pacto sinaítico ofereciam sacrifícios que eram repetidos todos os dias, devido à imperfeição deles. Os sacrifícios do antigo pacto eram apenas simbólicos e indicativos do sacrifício perfeito, que foi oferecido uma vez para sempre (Hb 7.27; 9.24-26).
Os sacrifícios da primeira aliança (a sinaítica) possuíam os rituais do culto sagrado (Hb 9.1-6) que eram ineficazes para aperfeiçoar aqueles que prestavam culto (Hb 9.9), enquanto que o único sacrifício da nova aliança tornava santificados os adoradores (Hb 2.11; 9.11-14; 10.14).
Os sacerdotes da antiga aliança ofereciam sacrifícios que eram fora deles mesmos, alguma coisa que eles possuíam, ao passo que o Sacerdote da nova aliança oferece-se a Si mesmo pelos pecados do povo.
c) Superioridade quanto ao Lugar dos Sacrifícios
Os sacerdotes do velho pacto assentavam-se no tabernáculo terreno, construído por homens, enquanto que o Sumo-Sacerdote do novo pacto adentrou um santo dos santos diferente, superior. Ele assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem (Hb 8.1-2).
Hb 9.24 – Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus.
d) Superioridade quanto à Administração da Lei
A velha aliança era caracterizada pela doação da lei objetivamente aos filhos de Israel; a nova aliança tem a mesma lei, mas ela é interiorizada, gravada no coração.
e) Superioridade quanto às Promessas
O escritor aos Hebreus deixa bem claro que as promessas do novo pacto são bem superiores às do pacto sinaítico:
Hb 8.6 – Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quando é ele também mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.
As promessas do pacto sinaítico apenas apontavam para coisas futuras que eram superiores em conteúdo.
f) Superioridade quanto ao conceito de Redenção
A redenção conseguida no pacto sinaítico era apenas terrena, do jugo do domínio do Egito; a redenção conseguida pelo novo pacto é redenção do pecado.
A redenção conseguida no pacto sinaítico era temporal, enquanto que a redenção obtida no novo pacto é eterna.
Hb 9.11-12 ― Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.
A redenção do sangue da velha aliança purificava as coisas físicas da carne, ou coisas terrenas, enquanto que a redenção do novo pacto purifica interiormente a consciência.
Hb 9.13-14 ― Portanto, se o sangue de bodes e de touros, e a cinza de uma novilha, aspergida sobre os contaminados, os santifica, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo!
Autor: Heber Carlos de Campos
Trecho extraído de Antropologia Bíblica: Estudo da Doutrina do Homem e do Pecado.
Divulgação: Reformados 21
Nenhum comentário:
Postar um comentário