Semeando o Evangelho

Semeando o Evangelho
Semear a Verdade e o Amor de Deus

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

FORÇA PARA O DIA

ABRAÇANDO A VERDADE

Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa (Efésios 1:13).

O evangelho é a verdade porque Jesus é verdadeiro, não simplesmente porque os cristãos acreditam nele.

Depois de mostrar a salvação a partir da perspectiva de Deus, no versículo 12, Paulo aqui o ressalta da perspectiva do homem. A fé em Cristo é a sua resposta ao propósito eletivo de Deus em sua vida. Essas duas verdades – a iniciativa de Deus e a resposta do homem – coexistem em toda a Escritura.

Paulo chamou justamente o evangelho de “a palavra da verdade”, pois a verdade é a sua característica predominante. A salvação foi planejada pelo Deus da verdade (Salmo 31:5), executada pelo Filho, que é a verdade (João 14:6), e aplicada pelo Espírito da verdade (João 16:13). Esta é a verdade que liberta os homens (João 8:32). Os crentes são pessoas da verdade (João 18:37), que adoram a Deus em espírito e em verdade (João 4:24), e que obedecem à Palavra da verdade (João 17:17).

Entretanto, apesar de a verdade de Deus ser profunda e poderosa, as pessoas a rejeitaram, negligenciaram, redefiniram e se opuseram durante séculos. Alguns, como Pilatos, negaram cinicamente que a verdade existia ou que podia ser conhecida pelos homens (João 18:38). Outros, porém, imaginam que negar a verdade irá fazê-la desaparecer.

Talvez você tenha ouvido alguém dizer: “Jesus pode ser a verdade para você, mas isso não significa que ele seja a verdade para mim”. Essa visão assume que a crença de alguma forma determina a verdade. Mas o contrário é o certo. A verdade determina a legitimidade da própria crença. Acreditar numa mentira não é verdade. Por outro lado, não acreditar na verdade não faz dela uma mentira.

O evangelho é a verdade porque Jesus é verdadeiro, não simplesmente porque os cristãos acreditam nele. Sua ressurreição provou a verdade de Suas pretensões e constitui a base objetiva da nossa fé (Romanos 1:4 ; 1 Pedro 1:3).

Você entra neste dia armado com a mensagem da verdade e capacitado pelo Espírito da verdade. A verdade é sua proteção e força (Efésios 6:14). Almas perdidas precisam desesperadamente ouvir essa verdade. Represente e proclame a verdade com ousadia.

Sugestão para a oração

Agradeça ao Senhor que, pelo Seu Espírito, Ele permitiu que você entenda Sua verdade (1 Coríntios 2:14-16 ).

Peça sabedoria e ousadia para falar a verdade em amor (Efésios 4:15).

Estudo adicional

Leia 1 Coríntios 15: 1-11 e Atos 17: 30-31 .

Que elementos fundamentais do evangelho Paulo elenca?

Qual é a relação entre a ressurreição de Cristo e o julgamento de Deus sobre os pecadores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário