Semeando o Evangelho

Semeando o Evangelho
Semear a Verdade e o Amor de Deus

domingo, 30 de dezembro de 2018

3 COISAS QUE O PASTOR NÃO DEVE NEGLIGENCIAR

Por Brian Croft

Os compromissos de um pastor são numerosos. Obrigam diariamente todos os pastores a escolherem o que farão e não farão do seu tempo.

Eu observei que este processo de decisão sutilmente comprimi 3 áreas que muitos pastores admitiriam serem não-essenciais, mas durante um longo período de negligência pode ter efeitos nocivos significativos. Porque elas são sutilmente negligenciadas, as consequências são difíceis de identificar.

Considere estas 3 áreas:

Falta de sono
Mesmo que nós, pastores, sejamos sensatos e perspicazes, é incrível como pensamos que podemos funcionar em um nível alto, dormindo cada vez menos do que realmente precisamos.

Pode haver um orgulho pecaminoso em nosso trabalho quando dormimos por apenas 4, 5 horas, e mesmo assim dizemos que estamos bem. Durante todo o tempo, somos mal-humorados até às 18h00; estamos ficando doentes constantemente, e constantemente oferecemos às nossas famílias o que sobrou de nós à noite.

Seja honesto sobre o quanto você realmente precisa, então faça o que você precisa para descansar. Preciso de 8 horas de sono por noite. E quanto a você?

Falta de exercício
Esta é uma área de negligência bastante notável quando os pastores ganham peso desnecessariamente. Todavia, o exercício regular não é apenas para o controle de peso. O exercício é um dos melhores analgésicos naturais contra o estresse que existe. Ele aumenta o seu nível de energia e é essencial para a sua saúde em geral.

É incrível como qualquer um sentiria alguma sensação (eu sei que sim) se comesse o que desejasse e raramente se exercitasse. Por causa do nível de estresse de um pastor, isso se torna muito mais um aspecto essencial de sua vida e prejudicial quando negligenciado.

Falta de atenção espiritual à própria vida
Os pastores passam muito tempo tendo que estudar para o próximo sermão ou estudo da Bíblia, para o devocional que deve escrever para o boletim da igreja, ou para um artigo para algum jornal. Muito do nosso tempo de leitura e estudo é gasto em tarefas do nosso chamado. Obviamente, a preparação e o pensamento do sermão através de uma implicação teológica para esta situação de aconselhamento é espiritualmente frutífero e alimenta nossas almas com a palavra.

Entretanto, descobri que há uma necessidade de esculpir o tempo onde minha leitura de livros e estudo da palavra de Deus seja feita exclusivamente para focar em minha própria alma. Não é um sermão. Não é um ensinamento. Não é um assunto de aconselhamento. Precisamos garantir que não estamos apenas orando pelo nosso rebanho, mas um tempo concentrado deve ser gasto em oração pelo bem de nossa própria alma.

Muitas coisas que fazemos em torno da oração e do ministério da palavra são armadilhas fáceis de cair, porque tudo o que fazemos é preparar o alimento para os outros. Certifique-se de ler um livro, um salmo nas manhãs, de separar um tempo de oração em seu dia para alimentar sua própria alma e sua comunhão com Cristo.

Avalie com sinceridade se você está sendo negligente em qualquer uma dessas 3 áreas e faça os ajustes necessários. Estabeleça novos hábitos. A fidelidade constante nessas áreas será essencial para a sua longevidade no ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário