TRANQUILIDADE EM MEIO AS PROVAÇÕES
Amados, não estranhem o fogo que surge no meio de vocês, destinado a pô-los à prova, como se alguma coisa extraordinária estivesse acontecendo (1 Pedro 4:12).
Podemos ter certeza do amor de Deus por nós, não importa quão inesperada ou difícil possa ser qualquer provação.
Palavras tranquilizadoras são vitais à medida que nos esforçamos para lidar de maneira piedosa com provações e sofrimentos em nossa vida cristã. No versículo de hoje, Pedro começa com um termo pastoral – “amados” – que transmite a ideia de ternura, amor e preocupação para com o seu público. Realça em uma única palavra os conceitos de amor fervoroso uns pelos outros e o amor que cobre o pecado (1 Pedro 4:8). Esse amor é uma realidade bem-vinda para se apoiar sempre que alguém está sofrendo ou sendo perseguido.
As provações podem facilmente nos tentar a desanimar e duvidar do amor de Deus. Isso provavelmente estava acontecendo com os crentes no tempo de Pedro. O imperador Nero usou muitos deles, incluindo crianças, como tochas humanas. Com uma perseguição tão cruel acontecendo, podemos entender por que Pedro escreveu aos amigos cristãos [que inclui nós também] para tranquilizá-los do amor de Deus.
A ideia de “provação de fogo” pode se referir a muitos tipos diferentes de dificuldades; fornece a certeza de que os problemas e provações surgem com um propósito. Na tradução grega do Antigo Testamento, “fogo” se referia a uma fornalha de fundição que refinava metais de seus elementos estranhos e indesejados. Esse processo é retratado no Salmo 66:10: “Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos refinaste como se faz com a prata”. Assim, “provação de fogo” representa os vários sofrimentos que Deus permite em nossas vidas para nos purificar.
Pedro termina nos assegurando que as provações não são incomums, ou “alguma coisa estranha”. Não deveríamos nos surpreender com elas como se cada uma fosse uma ocorrência bizarra, chegando a nós simplesmente por acaso. As provações, portanto, devem ser vistas como parte da vida. Elas podem nos pegar de surpresa no início, mas podemos lidar com elas com confiança, sabendo que o cuidado amoroso de Deus por nós nunca falha.
Sugestão para oração
Graças ao Senhor, nenhuma provação, por mais incomum que pareça a princípio, pode pegar você de surpresa.
Estudo adicional
Jesus ensinou aos discípulos sobre a inevitabilidade de sofrimentos, provações e decepções. Quais as advertências que Ele deu em João 15–16?
Qual grande recurso Ele prometeu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário