Semeando o Evangelho

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Semear a Verdade e o Amor de Deus

domingo, 13 de janeiro de 2019

JEREMIAS 29:11 SE APLICA A VOCÊ?

Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o SENHOR. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.

Estas palavras são o João 3:16 do cristianismo cultural americano. Observe a frequência com que versículos bíblicos aparecem nas placas dos quiosques do shopping Bible Belt], como são publicados no Facebook, e até mesmo descritos em tatuagens. Seja como decoração de casa ou em postagens de rede social, vejo essa passagem de Jeremias sendo reivindicada fervorosamente por pessoas que conheço que não participam de cultos desde o primeiro governo Bush.

Naturalmente, este fascínio por Jeremias 29.11 tem levado cristãos mais capacitados teologicamente a se lamentarem por seu uso fora do contexto. Um jovem cristão recentemente me perguntou: “Jeremias 29:11 se aplica a mim, ou não?”.

Minha resposta: Mais ou menos.

Permita-me estender minha resposta. Sim, aplica-se a você, à igreja, mas não da forma em que muitos “exigem” da passagem.

O texto não ensina a teologia da prosperidade

Muitos entendem que Jeremias 29:11 fala sobre o favor de Deus em suas vidas e planos. Alguns podem pensar: “Se eu apenas tiver fé e seguir meu coração, Deus me abençoará”. Visto desta maneira, não se trata do profeta Jeremias; antes, de Deepak Chopra [Líder do Movimento da Nova Era nos EUA]. Quem consegue encontrar esse tipo de deísmo terapêutico moralista no livro de Jeremias, não leu o que está antes e depois deste versículo.

O livro de Jeremias fala sobre como Deus interrompe os planos de seu povo e acaba com os seus sonhos. Este versículo está no contexto de uma mensagem chocante do profeta. Aqueles que foram “deixados para trás” em Jerusalém, que ficaram ancorados em torno do templo e do trono, presumiam que sua relativa fortuna era um sinal de que Deus estava com eles, enquanto que os que haviam sido levados em cativeiro para a Babilônia eram vistos como que estando debaixo da maldição de Deus. Não somente os que ficaram em Jerusalém estavam tentados a pensar assim; os que estavam na Babilônia também estavam tentados a pensar da mesma forma. O Deus de Israel parecia distante, e sentiam como se as promessas a Abraão tivessem sido suprimidas. No entanto, Jeremias diz que o julgamento de Deus cairia sobre Jerusalém, e que os propósitos do Senhor seriam desenvolvidos por meio dos exilados.

Esta não é realmente uma boa notícia para nenhum dos ouvintes. Para a liderança em Jerusalém, esta era uma mensagem falsa e irritante, tanto que preferiram buscar e ouvir [falsos] profetas que diziam que a paz viria logo. Para os exilados, a mensagem também não foi animadora, pelo menos em curto prazo. Em seu livro, Jeremias comunica ao povo que o retorno do exílio não aconteceria durante aquela geração, de modo que eles deveriam viver uma nova vida na Babilônia.

Como isto se aplica a você

Bem, Jeremias 29:11 deve ser lido no contexto de todo o livro de Jeremias, e o livro de Jeremias deve ser lido no contexto da história de Israel. Mais importante ainda, o livro de Jeremias e toda a história de Israel devem ser lidos no contexto dos propósitos de Deus em Jesus Cristo. Todas as promessas de Deus “tem nele o sim” (2 Coríntios 1.20). Se estamos em Cristo, então todos os horrores do juízo proclamado pelos profetas caíram sobre nós, especificamente na cruz, onde nos unimos a Cristo, quando Ele suportou a maldição da lei em nosso lugar (Gálatas 3:13). E, se estamos em Cristo, todas as bênçãos prometidas aos descendentes de Abraão agora são nossas, pois estamos unidos ao herdeiro de todas estas promessas (Gálatas 3:14–29).

Deus, através de Jeremias, estava dizendo aos exilados que sua dispersão não foi acidental. Deus tinha planos para eles, planos que incluíam até o que parecia caótico e aleatório. Além disso, estes planos denotavam que o exílio não seria permanente. Isso não foi por causa da fidelidade deles, mas por causa da promessa de Deus a Abraão, uma promessa que foi dada na expectativa do filho de Abraão e em Jesus (Romanos 4). Assim, os exilados não ficaram dispersos; Deus os levou para casa. Por quê? Porque “deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para sempre. Amém!” (Romanos 9:5).

E Deus nos diz que, por estarmos em Cristo, somos estranhos e exilados neste mundo de tempos em tempos (Hebreus 11:13; 1 Pedro 2:11). Nós sofremos, sangramos, morremos e somos tentados a pensar que isto significa que Deus nos abandonou. Concluímos, então, que somos “como ovelhas indo para o matadouro” (Romanos 8.36)?! Não é bem isso que o evangelho ensina.

O plano de Deus em longo prazo para você

Deus tem um plano para você, em Cristo. Este plano não é para a sua destruição, mas para o seu bem-estar. Você está sendo conformado à imagem de Cristo ao participar do seu sofrimento, e seu estado final não será o de uma vítima, mas de vencedor, um co-herdeiro com o Rei (Romanos 8:12–39).

Como eu posso saber disso? Da mesma maneira que os exilados do Antigo Testamento fizeram: não olhando para a sua condição presente, mas para a Palavra de Deus, suas promessas e sua aliança. Isso significa que seus planos podem se evaporar. Seus sonhos podem ser esmagados. Sua vida pode acabar. Mas o Deus que ressuscitou Jesus dentre os mortos fará o mesmo com você.

Jeremias 29:11 se aplica a você? Se você está em Cristo, pode ter certeza disso. A passagem não promete a você o tipo de futuro que a cultura americana [e brasileira] valoriza, e talvez até prometa um futuro que o faria tremer se você o visse em uma bola de cristal. Em curto prazo, pode ser que você sofra. Mas, em longo prazo, seu futuro é abençoado por Cristo. Esse é um futuro para o seu bem-estar, e não para o mal; um futuro de esperança, não de desespero.

Autor: Russel Moore

Fonte: The Gospel Coalition

Tradução: Leonardo Dâmaso

Divulgação: Reformados 21

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