PAULO: ALEGRIA APESAR DOS DETRATORES
Mas que importa? Uma vez que, de uma forma ou de outra, Cristo está sendo pregado, seja com fingimento, seja com sinceridade, também com isto me alegro; sim, sempre me alegrarei (Filipenses 1:18).
É possível manter a sua alegria, mesmo ao lidar com críticas e distrações irritantes.
A definição do dicionário para detração é “a emissão de material (como acusações falsas ou difamatórias) que é suscetível de prejudicar a reputação de outro”. Um detrator quer minar e destruir o bom nome e a credibilidade de outro. Grandes estadistas, como o presidente Abraham Lincoln, durante a Guerra Civil Americana, muitas vezes têm sido alvo de opositores políticos contenciosos e detestam as críticas da imprensa.
Para a igreja, a crítica mais difícil surgiu de dentro, de falsos mestres que uma vez afirmaram apoiá-la e de seus líderes. Paulo passou a conhecer o desapontamento e a angústia de ser derrubado quando seus detratores em Filipos o atacaram, mesmo quando estava na prisão. Contudo, ele é um modelo de como alguém pode superar essa dor e desânimo.
Os principais detratores de Paulo (Filipenses 1:15) eram seus colegas de pregação que proclamavam o mesmo evangelho que ele. Eles não estavam em desacordo com ele sobre doutrina, mas sobre assuntos pessoais. Os detratores de Paulo estavam com inveja de seus dons ministeriais e do modo como Deus abençoou seus esforços com muitos convertidos e numerosas igrejas.
Contender com os detratores em Filipos não foi uma prova completamente nova para Paulo. Ele já havia aprendido a ser paciente em lidar com as decepções causadas por outros supostos apoiadores (ver 2 Timóteo 1:15; 4:16). Agora, seus oponentes estavam provando sua paciência ao extremo, enquanto tentavam destruir sua credibilidade com seus seguidores.
As táticas dos detratores podem ter perturbado a fé de alguns nas igrejas, mas não a confiança de Paulo. Ele levantou-se para todos os desagrados com alegria porque, como nosso versículo indica, ele sabia que a causa de Cristo ainda estava sendo avançada.
O comportamento exemplar de Paulo em meio às oposições fornece uma lição óbvia para nós: nenhuma crítica falsa e injusta deve roubar nossa alegria em Cristo e em Seu evangelho. E podemos nos regozijar se nós, como Paulo, permanecermos devotados à nossa principal prioridade: proclamar e glorificar o nome de Cristo.
Sugestão para oração
Graças ao Senhor que o evangelho e o seu poder são fortes o bastante para superar qualquer tipo de emulação. Ore para que você permaneça focado nas prioridades do evangelho.
Estudo adicional
Leia Neemias 4 — 6.
Como Neemias lidou com os detratores de seu trabalho?
Qual foi o resultado final (6:16)?
Nenhum comentário:
Postar um comentário