POR TRÁS DOS BASTIDORES (ANDRÉ)
Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André… (Mateus 10:2).
André é uma figura de todos os crentes que trabalham humildemente nos bastidores.
Dizem que quase ninguém gosta de trabalhar no anonimato, mas essa não era a perspectiva de André. Crescer à sombra de um irmão agressivo e sincero como Pedro seria um desafio para qualquer um. Mesmo no registro bíblico, André é conhecido como “irmão de Simão Pedro” (por exemplo, João 1:40). No entanto, quando André encontrou Jesus, sua primeira reação foi dizer a Pedro, sabendo muito bem que, uma vez que Pedro se tornasse um discípulo, ele provavelmente comandaria o grupo. Mas André era um homem verdadeiramente humilde que estava mais preocupado em levar pessoas a Cristo do que quem estava no comando.
A fé e a humildade de André fizeram com que ele aproveitasse todas as oportunidades de levar outros a Cristo. Ele sabia que a principal missão do Senhor era “as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 10:6), mas ele conduzia os gentios, assim como o povo judeu, a Cristo (João 12:20-22). Ele viu Jesus transformar a água em vinho no casamento em Caná (João 2:1-11); então, ele sabia que Jesus poderia fazer muito com o pouco. Isso deve ter estado em sua mente quando ele trouxe o menino com cinco pães de cevada e dois peixes para Jesus, sabendo que seria preciso um milagre para alimentar a multidão com uma oferta tão pequena (João 6:8-9).
A tradição nos diz que, pouco antes de sua morte, André pregou em uma província na qual a esposa do governador ouviu o evangelho e foi salva. O governador exigiu que ela rejeitasse a Cristo, mas ela recusou. Com raiva, ordenou que André fosse crucificado em uma cruz em forma de X, na qual permaneceu dois dias antes de morrer. Mesmo assim, sua coragem não falhou. Ele pregou o evangelho dessa cruz, tentando levar outros a Cristo.
André simboliza aqueles cristãos humildes, fiéis e corajosos que trabalham nos bastidores. Eles são a espinha dorsal de todo ministério e daqueles de quem todo líder depende. Você pode nunca ser um líder proeminente como Pedro, mas pode ser um servo fiel e corajoso como André.
Sugestão para oração
Agradeça ao Senhor por todos os humildes e fiéis servos de sua igreja.
Peça a Ele que lhe ensine mais sobre humildade e coragem para poder servi-lo com mais eficiência.
Estudo adicional
Leia Filipenses 2:25-30, observando como Epafrodito trabalhou com Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário