PREPARANDO-SE COM INTREPIDEZ PARA AS PROVAÇÕES
Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (2 Timóteo 1:7).
O verdadeiro cristão não tem motivos para temer possíveis sofrimentos e provações.
Concernente à frustração e ao medo nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, o patinador Dan Jansen disse: “O que aconteceu foi que eu patinei uma corrida que só posso descrever como uma tentativa. Eu estava bem. Eu não escorreguei. No entanto, algo me impediu de ter um bom desempenho”. Jansen, assombrado pelos fracassos divulgados de conquistar medalhas em 1988 e em 1992, finalmente superou seu medo e triunfou em 1994, no evento de patinação de velocidade de 1.000 metros.
Os crentes também podem reagir com medo e desapontamento às provações da vida, caso não estejam preparados para a possibilidade de enfrentarem dificuldades. Há muitos séculos atrás, Provérbios 29:25 encorajou os seguidores de Deus a não ter medo: “Quem tem medo dos outros cai numa armadilha, mas o que confia no SENHOR está seguro”. Paulo exortou Timóteo de maneira semelhante, quando escreveu as palavras do versículo de hoje.
Em Mateus 10:29-31, o Senhor Jesus fornece uma excelente razão para os Seus discípulos não o servirem em uma nuvem de medo. O ponto de sua ilustração de bom senso é simples. Se o Pai se preocupa com pequenos pássaros e numera cada cabelo em nossas cabeças, Ele certamente está preocupado com nosso bem-estar físico e espiritual, e com o bem supremo de nossas almas. Não importa quão ruim seja a situação ou quão prolongado possa parecer o sofrimento, Deus é capaz de nos sustentar.
Mais tarde, Jesus forneceu outro excelente resumo do seu ensinamento sobre o medo, com estas palavras familiares aos Doze: “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo” (João 14:27). Com a promessa e a garantia de que o Espírito Santo sempre estará presente, como nós, que professamos a Jesus Cristo, podemos abrir espaço para o medo debilitante, não importa quais provas e perseguições ainda podemos enfrentar?
Sugestão para oração
Se você tem uma situação particular ou pessoa em sua vida que lhe causa muito medo e ansiedade, ore para que Deus o fortaleça e remova a causa desse medo.
Estudo adicional
Leia o Salmo 118:5-9. Memorize o versículo 6 ou outro versículo desta breve passagem, pois será um recurso útil caso você enfrente perseguição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário